A melancia se desenvolve nos locais onde o período de crescimento das plantas e da maturação dos frutos coincide com dias longos e noites quentes, com temperaturas medias entre 18 e 25ºC.
Nas épocas de grande humidade as pragas atacam a cultura com forte intensidade, anulando, as vezes, todo o esforço do lavrador.
Ademais, com a plantação nesse período, há a grande vantagem de se poder lançar o produto no mercado em época de falta dessa frutas, quando alcança, pela falta de concorrência, melhores preços.
A melancia pode ser cultivada em diferentes tipos de solos, uma vez que não sejam muito húmidos. Prefere, entretanto, os solos arenoso-argilosas, que embora não sendo as mais ricas, quando bem estercadas ou adubadas, dão boas colheitas.
Nos solos pesados, o desenvolvimento da planta e o tamanho e a qualidade do fruto são, em geral, inferiores. A melancia é tolerante aos solos medianamente ácidos, apresentando boas colheitas em terras com pH e 6,8 e 5,0. Plantar melancia em terra com baixo teor matéria orgânica, é prejuizo na certa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário