Obs:

Se você gostou da minha página fique sabendo que estou postando quase todos os dias! Volte para ver sempre!.
Obs: Tenho uma horta e tudo o que posto aqui já testei ou vou testar lá!.

sábado, 5 de novembro de 2011

Como fazer uma Composteira


O que acontece no processo de compostagem
composto organico ou compostagem   Os materiais que tem os mais diversos tamanhos, formas e composição são misturados e colocados para decompor e passam por processos bioquímicos.
   Estes processos são realizados por microorganismos que utilizam este material como fonte de energia, absorvendo os ingredientes minerais e carbono.
   Ocorre a degradação deste material em presença de oxigênio e o produto é gás carbônico, água, calor e matéria orgânica utilizável pelas plantas. Nesta atividade microbiana o material aumenta a temperatura, ficando entre 50 e 70ºC.
   O processo, conforme o manejo destes resíduos, leva em torno de 90 dias até 1 ano. Quanto mais revolvido for o material mais ar entrará na pilha e se a umidade estiver correta mais rápido será o processo. Também em climas quentes e no verão o tempo diminui pela maior atividade microbiana.
Passo a passo do preparo da compostagem:
   Colocar os resíduos, alternando os vegetais (restos de cascas frutas bem picados, pó de café, folhas de chá, papel branco bem picado) (aparas de grama, Cinzas, pó de serra) com excrementos de animais herbívoros como gado, cabra e aves.
   A proporção recomendada pela Embrapa é de uma relação de 75% de restos vegetais dos dois tipos para 25% de esterco animal.

composteiraA composteira
   Com tábuas e sarrafos pode construir uma no seu quintal. Um dos lados fica aberto e pode ir adicionando tábuas à medida que a pilha crescer. Facilita o revolvimento e a retirada depois do composto. Não pode ter fundo, a pilha fica em contato com o solo. Se quiser ajudar na percolação das chuvas e da água do composto, faça uma cama de areia de construção embaixo, antes de começar a colocar os materiais para compostagem.
   Quando colocamos materiais de pedaços muito grandes, a aeração da pilha será maior, com mais oxigênio, mas também levará mais tempo.
   Pedaços menores decompõem mais rápido. A mistura de tamanhos será então mais benéfica.
   A cada camada colocada, adicionar areia ou terra em camada fina, para evitar a proliferação de moscas.
   Umedecer a mistura sem encharcar, para que os microorganismos comecem a trabalhar. Cobrir sempre é bom, evita molhar demais com chuva e também a não dissipar odores. O teor de umidade deverá ficar entre 40 e 60%, isto é, levemente molhado.

 

   Como fazer adubo orgânico

   - Pegue um latão de lixo e enterre 1/3 do latão de cabeça para baixo no local onde deseja adubar (horta ou jardim);
   - Jogue os restos de alimentos, como cascas de legumes, ovos ou frutas, pó de café e chá, vegetais etc.
   - Em seguida, se tiver, jogue folhas verdes ou secas por cima dos restos de alimentos;
   - Tampe.
Obs: Caso comece a sair cheiro, coloque uma camada de folhas secas por cima e uma camada de terra.
   - Depois de cerca de 3 meses o material ficará com um aspecto de terra preta sem nenhum cheiro, um excelente adubo natural feito em casa .
   - Agora é só remover o latão e enterrá-lo em outro lugar e começar novamente o processo.
   A área em que estava o latão ficará rica com um ótimo adubo orgânico caseiro excelente para as plantas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário