Obs:

Se você gostou da minha página fique sabendo que estou postando quase todos os dias! Volte para ver sempre!.
Obs: Tenho uma horta e tudo o que posto aqui já testei ou vou testar lá!.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como Plantar Alface


Cuidados


   Lisas, crespas, e em diferentes tonalidades de verde ou roxo, as folhas de alface estão prontas para o consumo quando frescas, com aparência brilhante, firme e sem áreas escuras.
   Alface é adequada para ser cultivada em regiões com temperaturas amenas, entre 20 e 25 graus, mas há no mercado variedades com capacidade para se desenvolver o ano todo. O importante é ter cuidado ao escolher as sementes na hora da compra, de acordo com o clima da época ou da região. Altas temperaturas e muita luminosidade provocam o florescimento precoce. 

Alface
japonesa
Alface
lisa
Alface
romana
Alface
roxa americana


   O plantio de alface pode ser realizado tanto em pequenas hortas caseiras quanto em grandes áreas. No verão, a colheita ocorre em períodos de 60 a 70 dias depois do início do cultivo e, no inverno, se estende em torno de 80 a 90 dias.

Cultivares

 A alface pode ter folhas crespas ou lisas, com tonalidades diversas, formando cabeça ou não. As que têm as folhas crocantes formam o grupo das americanas.
 Qualquer que seja a variedade, todas podem ser cultivadas no solo ou em solução nutritiva - a alface hidropônica.
 Na hora da compra da sementes, leia atentamente o rótulo da embalagem, sobretudo o nome da cultivar, época de plantio, data da análise e embalagem e porcentagem de germinação.

Dados gerais
• Espécie: a alface (Lactuca sativa) pertence à família Asteraceae, como a alcachofra, o almeirão e a escarola.
• Plantio: em canteiros com espaçamentos de 30 centímetros entre as plantas e entre linhas, para cultivares comuns, ou de 35 centímetros para as americanas; há a opção de cultivo em jardineiras ou caixotes, desde que tenham 25 centímetros de altura.
• Solo: de textura média, baixa acidez e alto teor de matéria orgânica.
• Clima: ameno, entre 20 e 25 graus.
• Uso culinário: saladas e sanduíches.
• Uso medicinal: fonte de sais minerais e rica em vitaminas, é laxante, diurética, calmante; o suco combate insônia, palpitações do coração, bronquite, gripe e reumatismo.
• Colheita: dependendo do tipo e da região, pode variar de 50 a 80 dias após o plantio.
• Área mínima: pode ser plantada em pequenas hortas caseiras.
• Onde comprar: as sementes devem ser adquiridas em casas especializadas em insumos para a agricultura.
• Investimento: de 15 a 20 reais para cultivar um metro quadrado de canteiro, incluindo custos com água de irrigação, numa horta caseira de produção para consumo próprio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário