
Sementeira móvel

Estrutura simples, feita com canos de PVC, permite que pequenos produtores de mudas aproveitem melhor o espaço na propriedade
Produtores de mudas, pequenos agricultores e donas-de-casa que gostam de jardi- nagem contam há três anos com uma invenção bastante prática. Trata-se de uma sementeira móvel, criada pelo administrador Willy Pessoa, da Agência Mandalla, da Paraíba.
O equipamento pode ser construído a partir de materiais caseiros. Uma mangueira acoplada a uma estrutura de canos de PVC jorra racionalmente a água por meio de microaspersores feitos de cotonete. A sementeira é coberta por tela de sombreamento para que as mudas recebam a quantidade certa de sol.
Além de ser transportada para qualquer lugar da propriedade sem esforço, a sementeira é muito fácil de fazer. Em apenas uma hora é possível montá-la. A durabilidade, por sua vez, é inversamente proporcional: sabendo cuidar, a sementeira pode durar uma década. Retorno mais do que garantido ao investimento de cerca de 50 reais gastos na montagem.
Para quem quer fazer uma sementeira maior, basta apenas aumentar o tamanho dos canos de PVC. Há também a alternativa de colocar a estrutura sobre piquetes de madeira. Neste caso, finque no solo oito estacas de 30 centímetros de comprimento e amarre-as à sementeira para dar sustentação. Simples assim.
Sombra e água fresca
Equipamento protege as mudas do sol e fornece água por microaspersão
Materiais
• 37 metros de cano de PVC com 20 milímetros de diâmetro
• 7 Ts de 20 milímetros de diâmetro
• 3 joelhos de 20 milímetros de diâmetro
• 8 metros de tela de sombreamento com espaçamento de 50% a 70%
• 30 cotonetes
• 1 tubo de cola para cano
• Arame número 18
OBS: Os materiais podem ser encontrados em lojas especializadas em construção civil ou hidráulica
1 - Corte o cano de PVC em 12 partes iguais de três metros. Cole dois tubos nas saídas horizontais de um T, aquecendo-os para que fiquem em arco. Na saída vertical, coloque outro tubo e mais um T. Na extremidade de um dos tubos horizontais, coloque um joelho. Na outra, fixe um T, que será acoplado a um joelho e a uma entrada de água. Cole um pedaço do tubo em cada uma das pontas restantes dos dois joelhos.
2 - Pegue mais dois canos e una-os a um T. Deixe-os em forma de arco, aquecendo. Na saída vertical do T, cole mais um cano e outro T. Coloque um joelho na extremidade de cada tubo em arco e acople então mais dois tubos. Deixe esta estrutura no solo, paralela à que foi feita no passo 1.
3 - Para fazer a cumeeira da estrutura, separe dois canos de três metros e arrranje um pedaço de dois centímetros. Coloque um T na extremidade de um dos tubos, de forma que esta peça fique com duas de suas saídas perpendicularmente ao cano. Na outra ponta do tubo, prenda um T com uma de suas saídas voltada para o lado externo da sementeira. No orifício restante do T, cole o pedaço de dois centímetros que, por sua vez, será fixado a outro T. Esta peça tem que estar voltada para o lado oposto do primeiro T . Encaixe nele um cano de três metros. Na ponta deste, prenda um T da mesma maneira que foi feito na extremidade do primeiro tubo.
5 - Ponha os cotonetes de molho na água e retire o algodão das hastes. Aqueça uma das pontas e aperte com alicate. Insira um arame através da outra extremidade. Faça um pequeno corte transversal na haste até tocar o arame, retirando-o em seguida. Instale os cotonetes nos canos que formam o teto usando um prego aquecido para fazer orifícios com distância de 1,5 centímetro uns dos outros.
6 - Cubra o teto da sementeira com a tela de sombreamento, amarrando-a nos canos com arame. Deixe passar cerca de 50 centímetros nos lados da estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário