Obs:

Se você gostou da minha página fique sabendo que estou postando quase todos os dias! Volte para ver sempre!.
Obs: Tenho uma horta e tudo o que posto aqui já testei ou vou testar lá!.

domingo, 13 de novembro de 2011

Como fazer Vinagre


  Pode ser feito com suco de Maçã, laranja, maracujá, manga, tangerina, caqui, acerola etc.

    *Esse foi feito com Maçã sem casca*

Ingredientes:
  • 4 colheres de sopa de açúcar - ou 6 colheres de sopa de mel (Para cada litro de suco de Maçã)
  • 2 pacotes de 10 g de levedura/fermento de pão
  • Liquidificador ou Centrifuga
  • 1 Garrafa de vidro - as 2 devem ser ligadas por uma mangueira que vai estar ligada na tampa da maior e na menor vai ir ate o fundo> Obs: Na garrafa menor, deve ter a mangueira e uma saída (Buraco) de ar.
  • 1 Garrafa Pet pequena 
  • Coador de Café
  • Vinagre de Fruta- 1 copo e meio (Vc deve deixa-lo em um recipiente até que ele forme um limbo "esse limbo é a bactéria do vinagre")
  • Gaje ou Pano

  • Toquinhos de Carvalho ou Cabriúva (Deve ser deixado 2 horas no forno, em temperatura de 150/160 graus).
  • Garrafa Pet

Preparo:

 Faça o suco de maçã sem a casca, no liquidificador/Centrifuga. Adicione 4 colheres de açúcar (Ou 6 de Mel) para cada litro de suco, peneire e adicione o Fermento. Colocar o suco na garrafa de Vidro, e na Pet menor aguá. Bom, a mistura vai ficar borbulhando Gás (na aguá da garrafa Pet pequena) por + ou - 2 dias. Espere mais 10 dias, neste ponto, o suco de maçã já virou vinho.
   Neste ponto, para ele virar vinagre, você vai precisar coar (Com um coador de café). E depois vai trocar garrafa, coloque em uma garrafa Pet, coloque o vinagre e depois disso tampe a garrafa com uma gaje. Importante: essa etapa tem que ser na garrafa Pet. E toda vez que você passar perto dela, deve ser agitado (pelo meno 2 vezes por dia), Depois de 2 a 3 meses o vinagre vai estar pronto. penere de novo para ficar mais transparente. 
   Dica: para ficar mais parecido com aqueles vinagres produzidos em barriu de Carvalho, coloque na garrafa Toquinhos de Carvalho e deixe de 1 a 3 meses, dependendo do seu gosto.  Obs: Mais o segundo preparado com esse vinagre demora menos tempo.



---------------------------------
 Mais receitas:

2 comentários:

  1. Para uma melhor eficiência na fabricação de vinagre artesanal, utiliza-se a "mãe do vinagre", ou seja, um vinagre concentrado não pasteurizado, no qual se encontram as bactérias acéticas para iniciar a fermentação tipo caseiras. Basta uma única dose e você terá para sempre sua fermentação artesanal com o mais puro fermento do vinagre, diminuindo muito seu tempo de preparo.

    Para adquirir entre em contato que enviaremos por SEDEX para todo o Brasil.

    Abs,
    Fernando Manfrim.
    comercial@kayanabrasil.com.br

    ResponderExcluir
  2. GostAria de saber o valor da mãe do vinagre ?

    ResponderExcluir