Obs:

Se você gostou da minha página fique sabendo que estou postando quase todos os dias! Volte para ver sempre!.
Obs: Tenho uma horta e tudo o que posto aqui já testei ou vou testar lá!.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como plantar Quiabo


   O Quiabo é uma cultura cultivada anualmente. O produto consumido são os frutos. A época de plantio recomendada setembro a março. O espaçamento 1,2 x 0,5 m.
  A semeadura é feita por sistema de mudas ou diretamente no local definitivo. Coloca-se 5 sementes/cova, sendo necessários 8 kg/ha.


Calagem e Adubação
  A calagem deve ser realizada 30 dias antes do plantio, se necessário. Deve-se colocar 60 toneladas de esterco de curral curtido, ou ¼ dessas quantidades de esterco de galinha curtido, cerca de 30 dias antes da semeadura. No plantio deve-se colocar 40 kg/ha de nitrogênio, 240 kg/ha de fósforo, 120 kg/ha de potássio. Deve-se fazer adubação de cobertura em 3 parcelas, a primeira 20dias após a germinação e as demais a cada 20 dias, aplicando 120 kg/ha de nitrogênio e 80 kg/ ha de potássio.
Pragas que atacam o Quiabo
  As principais pragas que atacam o quiabo são: lagarta-rosca, ácaros, nematóide, vaquinha e pulgão. Utilizar os seguintes produtos para controle: carbaryl, enxofre e malathion.
 Doenças que atacam o Quiabo
  As principais doenças que atacam o quiabo são oídio, mancha de Ascochita, podrdão-mole, murcha de Verticillium. Os produtos usados para controle: enxofre, oxicloreto de cobre, thiophanate methyl e triadimefon.
 Colheita 
  A colheita 60 a 80 dias após o plantio e durante 3 meses. Após esse período a poda, a 20 cm do chão, permite nova brotação e segunda safra. Produtividade normal é de 15 a 22 t/ha.

4 comentários:

  1. quer dizer que se eu plantar fora desse periodo nao vai dar resultado

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como fazer há poda do quiabo,cortar o olho pra brotar embaixo,ou retirar as folhas secas pra vim novas galhas pra dá mais quiabo.....

    ResponderExcluir
  3. Podar o quiabeiro produz mais e o pé de quiabo não fica muito alto.

    ResponderExcluir
  4. este site me pareceu bem feito ate me deparar com o combate as pragas e doenças.....por favor ...deixem de usar veneno

    ResponderExcluir